Novas Promotoras Legais Populares, edição 2023, da região de Pelotas, cumprem agendas Institucionais

Novas Promotoras Legais Populares, edição 2023, da região de Pelotas, cumprem agendas Institucionais



Uma das estratégias metodológicas do curso de Promotoras Legais Populares da Themis, que nesta edição de 2023, contou com a parceria do GAMP Feminista na região, para sua execução, foi levar as alunas do curso em visitas institucionais. Planejamos com o "Time de Pelotas" visitar o Centro de Referência no Atendimento as mulheres em situação de violência, a Delegacia Especializada no Atendimento as Mulheres e a Vara daViolência Doméstica. Nos municípios de Canguçu e São Lourenço pensamos em reunir responsáveis por instituições, previstas na Lei Maria da Penha, para o enfrentamento as violências contra mulheres e meninas, que deveriam compor uma Rede articulada com trabalho integrado, controlando e adequando as demandas locais.  A comissão organizadora do curso, criou questionários de avaliação, para as alunas acompanharem de forma efetiva estas visitas e conversarem com mais propriedade com as equipes. Resolvemos organizar as visitas em rodas de conversa e vincular as atividades aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, que foi inserido na agenda estadual da Campanha, por intermédio da assessoria de comunicação da Themis.  O objetivo era aproximar as alunas dos órgãos e das pessoas que exercem atividades nestes locais, que mantém os serviços, pois certamente,  a partir da capacitação deverão acessar e contribuir com a Rede de acolhimento de mulheres em situação de violências.

Assim, estivemos participando da reunião da Rede de enfrentamento as violências contra mulheres de Pelotas, no dia 10 de novembro, que aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben,  localizado à rua Marechal Deodoro, 1.628. Recepcionadas pela coordenadora Professora Eliane Bitencourt, assistentes sociais e psicólogas do Centro. As alunas fizeram suas apresentações, para representantes da Rede, participando do debate: Angelita Boeira, Luciana Custódio, Eliana Barcellos, Cristiane Miranda, Helô Martins, Luzia Soares, Eduarda Matos, Elisiane Freitas, as demais alunas impedidas de participarem pelo trabalho, entre outros compromissos. Presentes as monitoras Diná Bandeira, Lúcia Christ e Maria Lucy Gruppelli, associadas ao Gamp Feminista responsáveis por este trabalho. Instituições presentes: Conselho de Direitos das Mulheres de Pelotas, Secretaria de Segurança Pública, Coordenadoria de Politicas para Mulheres de Pelotas, Casa de Acolhida Luciety e servidoras do Centro.





No dia 24 de novembro estivemos em roda de conversa com a Delegada Márcia Chiviacowsky, titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulheres, encontro relatado no seguinte link:

 https://gampfeminista2020.blogspot.com/2023/12/gamp-feminista-organiza-roda-de.html 

Presentes nesta roda as alunas: Maria Angelita Boeira, Raquel Gouvêa da Rosa,  Ana Lúcia Gouvêa da Silva, Cristiane de Miranda, Elisiane Freitas e Solange Contreira, no apoio a monitora Diná Lessa Bandeira. A DEAM está localizada na Rua Barros Cassal, 516, Bairro Cruzeiro, Pelotas.

No dia 27 de novembro a Roda de conversa foi em Canguçu, ótima momento de reflexão sobre a importância da organização da Rede de Enfrentamento às violência neste município, ainda carente de muitos espaços de acolhimento, sinalizando muito trabalho para as alunas Promotoras Legais Populares. Instituições presentes: CRAS, CREAS, Conselho de Direitos da Mulher e Coordenadoria de Etnias. As alunas Emiliana da Silva, Sandra  Pereira, Andréia Duarte, e Maica Ferreira (organizadora da  roda) participaram efetivamente do debate e tiveram a oportunidade de conhecer melhor os serviços e locais importantes para o trabalho no futuro. A representação da Promotoria e o Tenente da Brigada Militar não compareceram, apesar do convite. As monitoras Diná Lessa Bandeira e Lucy Gruppelli viajaram até o município para acompanhar e coordenar a atividade.









A Roda de conversa com a Juíza Michele Wouters da Vara da Violência Doméstica foi cancela por motivos de adoecimento na família da Juíza, nova data será organizada em 2024.

As visitas no município de São Lourenço também foram adiadas, por diversos motivos, mas nossa monitora Lucia Christ já acompanhou, ao lado das alunas, uma assembleia do Conselho de Direitos das Mulheres desta cidade, e devem organizar as visitas em 2024. Assumimos este compromisso de continuar apoiando as novas PLPs: Luzia Soares, Eduarda Fonseca e Patrícia da Costa. 



Para relembrar: Desde o dia 6 de outubro, 17 mulheres: 11 de Pelotas, 4 Canguçu e 3 São Lourenço, participam do Curso Estadual de Promotoras Legais Populares (PLPs). Os encontros são semanais, no formato híbrido e vai até 16 de dezembro, com formatura em Porto Alegre. Elas integram uma turma com 50 mulheres de quatro diferentes municípios: Passo Fundo, Alvorada, Caxias e Pelotas. Durante o curso, as futuras ativistas comunitárias estão sendo capacitadas com noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, direitos sexuais e reprodutivos, Lei Maria da Penha, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após a formação, elas estarão aptas a atuar voluntariamente em suas comunidades na defesa, na prevenção de violações e na promoção de direitos. 

Listagem das alunas:


1- Ana Lúcia Gouvêa da Silva- Pelotas-

2- Andréia Ribeiro Duarte - Canguçu 

3- Cristiane Andrade de Miranda - Pelotas 

4- Eduarda Fonseca Ferraz Matos - São Lourenço do Sul 

5- Eliana Cardoso Barcellos - Pelotas 

6- Elis Regina Vieira - Pelotas 

7- Elisiane da Luz Freitas - Pelotas 

8- Emiliana Schug da Silva - Canguçu 

9- Luciana Custódio de Oliveira Rosa - Pelotas 

10- Luzia Soares - São Lourenço do Sul

11- Maica Tainara Soares Ferreira - Pelotas

12- Maria Angelita Boeira Martins - Pelotas 

13- Maria Heloisa Martins da Rosa - Pelotas 

14- Patricia Parê da Costa - São Lourenço do Sul 

15- Raquel Gouveia da Rosa - Pelotas 

16- Sandra Soares Pereira - Canguçu 

17- Solange da Cruz Contreira - Pelotas 


Monitora: 

18- Lucia Christ - São Lourenço do Sul

19 - Diná Lessa Bandeira - Pelotas

20 - Maria Lucy Adamoli Gruppelli - Pelotas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GAMP Feminista se alia com a Themis em curso para formar e educar mulheres sobre direitos civis

Relacionamento Abusivo: um silêncio que grita por socorro